Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

O cancro é actualmente a segunda causa de morte na Europa e é responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas por ano.

 

No próximo dia 4 de Fevereiro celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. O cancro apresenta-se como uma das principais doenças do séc. XIX. Basta pensarmos, quantas são as pessoas que conhecemos com cancro? Quantas delas nos são próximas? Facilmente deixamos de conseguir contabilizá-las. De acordo com a Sociedade Americana do Cancro, no Mundo, só em 2007, morreram 7,6 milhões de pessoas com cancro.

Então pensemos de outra forma, o que fazemos nós para prevenir o cancro? Quantas vezes evitamos uma consulta médica? Quantas vezes temos comportamentos de risco? A prevenção é um factor determinante na cura do cancro.

Sabia que:

·         Mais de 9 pessoas morrem todos dias vítimas do cancro colo-rectal (CCR), a principal causa de mortalidade por cancro em Portugal;

·         Todos os anos surgem, em Portugal, 350 novos casos de crianças com cancro, sendo que cerca de 70% dos casos diagnosticados são curáveis;

·         Portugal tem um novo caso de cancro a cada seis horas;

·         Anualmente 25 mil mulheres morrem na Europa vítimas de cancro do colo do útero;

·         O tabaco coloca Portugal como o 3º país com mais casos de Cancro da Laringe.

A sensibilização das pessoas para este drama e a necessidade de divulgação de mensagens de prevenção e luta contra o cancro é algo fundamental. Assim, o grupo “Vou Vencer-te” tem à sua disponibilidade o blog www.vouvencerte.wordpress.com  e o e-mail vouvencerte@sapo.pt nos quais poderá esclarecer as suas dúvidas e informar-se acerca do cancro. Não deixe que o cancro o derrote, derrote-o a ele! Quantas são as lutas impossíveis que se travam dia-a-dia? O cancro pode ter cura. Tudo começa na prevenção.

Artigo a publicar no jornal “Despertar do Zêzere” pelo Grupo Vou Vencer-te

Fevereiro 4, 2009. Etiquetas: , , , , , , , , . 1.

Deixe um Comentário

Be the first to comment!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback URI

%d bloggers like this: