Um século da Canção de Coimbra em CD

O espectáculo de apresentação  decorreu no dia 3 de Outubro na ponte pedonal  e na torre da Universidade de Coimbra.

Nem sequer, o vento que se fez sentir, na ponte pedonal Pedro e Inês, no parque Verde do Mondego, demoveu as dezenas de pessoas que se deslocaram para assistir ao espectáculo do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. O concerto, que decorreu em simultâneo na ponte e na torre da Universidade, marcou o lançamento do CD duplo “100 Anos de Fado de Coimbra”.

O trabalho discográfico oficialmente é composto por 33 fados e 7 guitarradas, que percorrem um século da canção coimbrã, interpretados por 16 vozes e nove instrumentistas « esta e uma das selecções possíveis », explicou António Crespo Couto no final do espectáculo, justificando que se trata dos temas que os orfeonistas mais vezes interpretaram ao longo dos últimos anos. Na pele de impulsionador do projecto, o membro da direcção do Orfeon destacou ainda que este disco representa uma conquista «importante para a cidade, para a Universidade e para o Orfeon».

A ideia já vinha sendo concebida há algum tempo, mas só tomou forma  á um ano atrás, sendo que no inicio o projecto tinha como objectivo consubstanciar num CD a tradicional serenata de Coimbra. No entanto, e tal como explicou António  Crespo Couto , o resultado foi um trabalho mais abrangente composto por « alguns dos melhores executantes da canção de Coimbra», artistas que « não são promessas, são certezas do Fado de Coimbra». As palavras de Crespo Couto serviram ainda para sublinhar que este CD se assume como uma prova de que o Orfeon « se recusa a envelhecer» e que os orfeonistas querem «estar sempre em acção e defender os valores da cidade. Espero que este trabalho no futuro seja uma fonte de inspiração para novos trabalhos e ate reinvenções da canção de Coimbra» , rematou.

O evento foi transmitido em directo pela RTP e contou com a Turismo de Coimbra como parceira. O CD já esta disponível nas lojas, sendo que por cada exemplar vendido um euro reverterá a favor da “Liga Contra o Cancro”.

Novembro 18, 2008. Etiquetas: , , , , . Blog, Home.

Deixe um Comentário

Be the first to comment!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback URI

%d bloggers like this: